Extensão

Projetos dos programas

Nome do Programa

Projeto O autocuidado às pessoas com lesão medular

Área: Saúde

Unidades Relacionadas:

Cursos Envolvidos: Enfermagem

Coordenador: Ana Maria Bellani Migott

A integralidade ao cuidado do indivíduo com lesão medular é alvo de intervenção em saúde pública, considerando o alto índice de reinternação hospitalar por complicações oriundas, em grande parte, da falta de informação e conhecimento sobre a doença para que possa se autocuidar após lesão neurológica irreversível. Além disso, é necessário um programa de reabilitação integral a fim de que essas pessoas sejam capazes de se autocuidarem, independentemente de terceiros, após a alta hospitalar.

A lesão medular acomete principalmente jovens com expectativa longa de vida produtiva, por isso, é de fundamental importância a formação de um grupo de apoio para oferecer suporte à qualidade de vida dessas pessoas, e principalmente promover a inclusão ou a reinserção social.

Integram o grupo de apoio profissionais das diversas áreas de saúde, além do próprio indivíduo lesado medular, atuando em conjunto como seres transformadores da realidade em aprendizado em saúde é proposta inicial. O projeto resgata o saber popular num meio de aplicação prática do aprendizado científico dos acadêmicos e público-alvo.

Este projeto está vinculado ao Centro Universitário de Saúde Coletiva (Ceusc).

Contato: migott@upf.br