Extensão

Projetos dos programas

Nome do Programa

Projeto Apoio ao uso público em unidades de conservação e áreas de preservação

Área: Meio Ambiente

Unidades Relacionadas: Instituto de Ciências Biológicas - ICB

Cursos Envolvidos: Ciências Biológicas, Ciências Biológicas

Coordenador: Carla Denise Tedesco

O projeto Apoio ao uso público em Unidades de Conservação e áreas de preservação visa estimular o desenvolvimento do turismo ecológico e a conservação dos recursos naturais na região de abrangência da Universidade de Passo Fundo (UPF). Para isso, trilhas ecológicas para caminhantes são avaliadas para que se conheçam suas condições, potencialidades e a sua capacidade de visitação.

O projeto é desenvolvido desde 2009 e funciona por demanda. São atendidos proprietários rurais que já atuam no turismo ecológico ou que queiram receber visitantes nessa perspectiva e gestores de unidades de conservação. Em todas as fases do projeto, ocorre o envolvimento de acadêmicos (bolsistas Paidex, estagiários e alunos voluntários) e as atividades são acompanhadas por professores.

As etapas do projeto contemplam a realização de entrevistas com os interessados, o trabalho de campo de reconhecimento e avaliação de trilhas e a entrega de um relatório técnico ao proprietário da área. No relatório técnico, são apontados o número apropriado de visitas/dia para a(s) trilha(s), os cuidados com o ambiente e com o conforto do visitante e os potenciais atrativos para visitação.

Este projeto está vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais (CCTAM).

Contato: tedesco@upf.br