Extensão

Projetos dos programas

Nome do Programa

Projeto Charão e suas ações para conservação da natureza

Área: Meio Ambiente

Unidades Relacionadas: Instituto de Ciências Biológicas - ICB

Cursos Envolvidos: Ciências Biológicas, Ciências Biológicas

Coordenador: Jaime Martinez

As ações de extensão previstas no Projeto Charão e suas ações na conservação da natureza tem base no conhecimento gerado pelas atividades de pesquisa ao longo de 25 anos de atuação do projeto no ecossistema Floresta com Araucárias, com ênfase em suas espécies representativas, o papagaio-charão e o papagaio-de-peito-roxo.

Para a conservação desse ecossistema, estão previstas principalmente duas frentes de atividades. A primeira, junto aos professores da educação básica dos municípios situados dentro dos ambientes de Florestas com Araucárias, compartilhando com eles estratégias para a realização de atividades multidisciplinares em suas escolas envolvendo o pinheiro-brasileiro. Essas estratégias são compartilhadas no momento do curso "Resgate do Pinheiro-Brasileiro", voltado a resgatar a importância histórica, social, econômica, cultural e ambiental das Florestas com Araucárias, finalizando o curso com a produção de mudas de araucária em pequenos viveiros escolares.

Muito esquecida das novas gerações que não vivenciaram o ciclo da madeira propiciado pela extração do pinheiro-brasileiro nas florestas do sul do Brasil, a araucária necessita deste trabalho de resgate que busque resgatar sua importância para as comunidades do sul do Brasil. A segunda frente de atividades é direcionada aos proprietários de terras, divulgando a eles a estratégia de conservação de seus ambientes naturais em caráter de perpetuidade, através da destinação de parte de suas terras, em especial de áreas de Reserva Legal (RL) e Áreas de Preservação Permanente (APP) em unidade de conservação da categoria Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Como espécie de termômetros ambientais ou indicadores das florestas com Araucárias, o papagaio-charão e o papagaio-de-peito-roxo realizam um balizamento da situação de conservação das Florestas com Araucárias, razão pela qual as ações do projeto inter-relacionam florestas, pessoas e papagaios.

Este projeto está vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais (CCTAM).

Contato: martinez@upf.br