Biotério

Infraestrutura

Atualmente o Biotério está localizado ao lado da Associação dos Professores, na BR 285. Um novo prédio (O8), localizado dentro do Campus I, está sendo construído para melhor atender os pesquisadores, ocupando uma área total de 512m2. Com estrutura convencional, equipamentos de contenção e instalações laboratoriais recomendados para Nível de Biossegurança 2.

- Área de Lavagem, Depósitos e Esterilização:  ampla área de lavagem e esterilização dos materiais, garantindo a sanidade e o bem estar dos animais.

- Salas de Reprodução e Criação: as áreas destinadas à criação e manutenção dos animais possuem sistemas de acesso por área limpa - sendo restrito o acesso de pessoas não autorizadas - uso de vestimentas adequadas, controle nos sistema de climatização, exaustão e luminosidade. Os animais são mantidos em estantes convencionais e/ou racks e estantes ventiladas.

- Laboratórios de Experimentação: amplos laboratórios de experimentação para atender os mais diversos tipos de pesquisa e com um sistema de biossegurança que visa manter os ambiente com contenção do risco de exposição a agentes potencialmente nocivos, garantindo a segurança dos seus usuários e funcionários.

- Salas de Procedimentos e Resíduos: salas específicas para realização de procedimentos específicos, tais como a Eutanásia, as quais devem ser realizadas em condições de assepsia pelo Médico Veterinário, sendo a mesma de fácil limpeza e esterilização posterior a realização dos procedimentos. A sala de resíduos é destinada ao armazenamento adequado de todo material a ser descartado durante os trabalhos executados no Biotério e, estes deverão permanecer neste local até seu destino final.

- Área Administrativa: O Biotério conta com a presença de um gestor administrativo responsável pelo funcionamento geral do setor, com participação junto a CEUA – UPF.