Biotério

Funcionamento

O Biotério está aberto de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde.  Para realizar os experimentos há necessidade de agendamento e análise da viabilidade do fornecimento de animais, bem como a disponibilidade de espaço para realização dos experimentos, devendo sempre ocorrer antecipadamente a aprovação do projeto de pesquisa pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Instituição.

As atividades realizadas nas dependências do Biotério seguem os protocolos operacionais padrão (POP), bem como, o manual de normas internas do setor, que deverão ser cumpridas por todos seus usuários. O manual fornece capacitação dos usuários frente às convenções éticas, legais e de biossegurança na execução de suas pesquisas, bem como as formas de manejo e manutenção dos animais utilizados como unidade experimental.

As práticas de aquisição, manutenção, cuidados e uso de animais estão em conformidade com a Lei Federal nº 11.794 que estabelece procedimentos para o uso científico de animais, e normas dela decorrentes, emanadas do Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA).

Mais informações: