Jogos Empresariais

O curso de Gestão Comercial da UPF desenvolve atividades que proporcionam aos acadêmicos a inserção no ambiente empresarial e que estimulam a troca de experiências e conhecimento.

Uma das formas para isso é a utilização de softwares como o Jogos Empresariais, da empresa Simulare.  A atividade permite que os acadêmicos vivenciem um ambiente empresarial em um contexto cujo objetivo principal é a gestão do negócio. 

Na última edição da atividade, o desafio foi disputado por cinco grupos e mediado pelo professor coordenador do curso de Gestão Comercial, Me. João Rafael Alberton. 

Um dos componentes do jogo é o Sistema de Apoio à Decisão (SAD), que dá acesso a itens como Market Share, vendas, preços, receita e lucro, ranking, caixa final, cheque especial, resultado operacional, margem líquida, horas ociosas, venda por produto, relatórios de mercado, entre outros.

A simulação compreendeu quatro períodos, considerados no jogo como sendo quatro trimestres. A cada nova jogada, os participantes foram avaliados segundo alguns indicadores pré-estabelecidos, entre os quais:  rentabilidade do ativo, rentabilidade do patrimônio líquido, resultado do período e fluxo de caixa.

De acordo com o coordenador do curso, o retorno dos alunos que participaram foi muito positivo. “Durante o jogo, as equipes se portaram como profissionais e trocaram experiências, não enxergando as outras equipes como inimigas, mas como competidores”, destaca.

Que venha o próximo!