Notícias UPF

Seminário encerra curso de Instrutor de Trânsito da UPF

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Jéssica França

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), concluiu, na noite de terça-feira, 28 de novembro, mais uma edição do curso de Instrutor de Trânsito. Para marcar o encerramento, foi promovido um seminário no auditório da Faculdade de Educação (Faed/UPF), com a participação de alunos do curso, professores e familiares. 

O curso de Instrutor de Trânsito é oferecido pela UPF em parceria com o Detran/RS desde 1996 e integra as ações do Programa Universidade Educadora. De acordo com o coordenador da Divisão de Extensão da UPF e do curso, professor Marcio Tascheto, o encerramento integrou também acadêmicos do curso de Pedagogia. “O seminário marcou o encerramento do curso de Instrutor de Trânsito e também a última aula da disciplina de ‘Processos educativos dentro de espaços não escolares’. Os alunos do curso de instrutor apresentaram, no seminário, dinâmicas envolvendo teatro, exposição fotográfica, atividades lúdicas e debates a respeito da mobilidade urbana. Os acadêmicos da Pedagogia participaram como debatedores das atividades propostas”, explicou.

Durante o seminário, os alunos apresentaram os trabalhos de conclusão, por meio de encenações e dinâmicas sobre os temas abordados durante a formação, como a segurança no trânsito, mobilidade urbana, educação entre outros. “A integração dos dois cursos é algo inovador, pois conseguimos exercitar muito do que é hoje um dos grandes objetivos da Universidade, que é a curricularização da extensão”, disse Tascheto. 

Integrando na atividade acadêmicos do curso de Pedagogia e instrutores de trânsito, é promovido o debate sobre a educação dentro de espaços não escolares. “A disciplina abriu o campo da Pedagogia, nos mostrando que ela está em todos os espaços, sejam eles formais ou não”, afirmou o acadêmico do 3º nível do curso de Pedagogia Willian Rombaldi.  

O curso de instrutor de trânsito é ofertado pela UPF a cada semestre, qualificando recursos humanos para atuar como instrutores, tanto teóricos como práticos, nos Centros de Formação de Condutores (CFCs).