Extensão

Projetos dos programas

Nome do Programa

Projeto UPF e movimentos sociais: desafios das relações étnico-raciais

Área: Direitos Humanos e Justiça

Unidades Relacionadas: Faculdade de Educação - Faed

Cursos Envolvidos: Pedagogia, Serviço Social

Coordenador: Maria Helena Weschenfelder

O projeto de extensão UPF e Movimentos Sociais: desafio das relações étnico-raciais vem trabalhando, desde 2014, junto às demandas dos grupos étnicos (senegaleses e bengalis) que estão se inserindo no município de Passo Fundo. 

As ações desenvolvidas têm sido pensadas considerando uma leitura de realidade realizada junto a comunidade passo-fundense, bem como, são fruto de reflexões construídas a partir da inserção do projeto no Fórum de Mobilidade Humana constituído no município em questão. A realidade observada indicou uma série de fragilidades quando da inserção desses grupos no contexto social do município. Podemos salientar: não acesso a distintas políticas públicas, preconceito, xenofobia, dificuldade em acessar o visto de permanência no Brasil, dificuldade na comunicação oral/linguagem, entre outros aspectos que precisam ser pensados não só pelo setor público, como pela comunidade em geral, inclusive pela comunidade acadêmica. Essa última pode e deve contribuir através da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão com a produção de conhecimento com tais sujeitos, assim como, na proposição de ações concretas de enfrentamento a toda forma de violência e exclusão que atinge os grupos étnicos, além de potencializar espaços de sensibilização, mobilização e promoção de ações do poder público que garantam direitos. 

Ao tratar de grupos étnicos, lembramos que toda ação deve ser construída respeitando as diferenças culturais e as suas particularidades. O processo migratório é desencadeador de conflitos culturais, seja por parte da comunidade ou dos imigrantes. É imprescindível a compreensão de todos os sujeitos em relação à garantia de direitos do migrante e o seu reconhecimento como cidadão.

Contato: helena@upf.br