Especialização em Psicopedagogia - 10ª ed. Especialização em Psicopedagogia - 10ª ed.

A psicopedagogia é a área de conhecimento, atuação e pesquisa que lida com o processo de aprendizagem humana e que visa ao apoio aos indivíduos e grupos envolvidos nesse processo. Por isso, o curso de especialização em Psicopedagogia visa habilitar profissionais capazes de atuar na prevenção e no tratamento das dificuldades de aprendizagem, considerando espaços clínicos e institucionais, assegurando compromisso ético e político com uma educação de qualidade para todos; bem como articulando-se a outros profissionais da educação e da saúde, promovendo práticas interdisciplinares de intervenção.

Objetivos

  • Promover a formação do psicopedagogo comprometido com as questões de aprendizagem do sujeito, sendo capaz de atuar de forma interdisciplinar no nível clínico e institucional, intervir de maneira preventiva e terapêutica, superando os desafios inerentes aos processos de aprendizagem.
  • Contribuir com a formação de um psicopedagogo capaz de atuar clínica e institucionalmente em espaços educativos formais e não formais, compreendendo a importância de sua intervenção na construção de um sujeito sociocultural.
  • Proporcionar fundamentação teórica básica para o exercício da psicopedagogia, com perspectivas de aperfeiçoamento e formação continuada, envolvendo práticas de estudo e pesquisa.
  • Oportunizar a formação de um psicopedagogo comprometido com as tarefas do ensinar e do aprender com base nas questões éticas da sua formação.
  • Promover a formação psicopedagógica de um profissional que atue na avaliação e na intervenção preventiva e terapêutica no que diz respeito ao processo de aprendizagem do sujeito.
  • Estudar as áreas de atuação e intervenção psicopedagógica, com vistas a contribuir de forma interdisciplinar e transdisciplinar.

Público-alvo

O curso destina-se a profissionais graduados nas áreas da educação e da saúde, especialmente em Psicologia, Pedagogia e Fonoaudiologia, destinando-se também a interessados de outras áreas afins que desejarem aprofundar seus estudos nas questões do processo das aprendizagens.

Coordenação

Me. Carina Tramontina Corrêa