Notícias UPF

Solenidade marca encerramento de Especialização da Faed em Soledade

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Clic Soledade

A solenidade de encerramento do curso de pós-graduação lato sensu - Especialização em Políticas e Gestão da Educação In Company foi realizada na segunda-feira, 11 de dezembro, no Centro Cultural de Soledade. O curso é um convênio estabelecido entre a Prefeitura de Soledade e Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), por meio da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Faed/UPF), efetivado entre 2016 e 2017. 

Um dos principais objetivos do curso é a qualificação do trabalho dos profissionais da educação, enquanto formação continuada. Os alunos iniciaram o curso em 2016 e concluíram em outubro de 2017. A diretora da Faed, professora Dra. Eliara Zavieruka Levinski, destacou a parceria com a Prefeitura de Soledade. “Investir na formação continuada de professores, especialmente no nível de pós-graduação, significa afirmar que profissionais qualificados elevam os processos de acesso ao conhecimento, à cidadania e a qualidade da educação tão desejada e necessária ao nosso país”, ressaltou Eliara.

A diretora da Faed também enfatizou a importância de investir na formação continuada de professores. “A formação continuada de professores supõe a necessidade de fortalecer internamente a escola recuperando a dignidade do saber profissional dos professores que estão em sala de aula ao oferecer condições e espaços para a reflexão coletiva e aperfeiçoamento das práticas educativas”, enfatizou a diretora da Faed.

A coordenadora do CRE e da Especialização em Políticas e Gestão da Educação, professora Dra. Luciane Spanhol Bordignon, ressaltou a importância da solenidade. “Esse momento caracteriza-se em uma ocasião muito especial, de júbilo, de sensação do dever cumprido, de fechamento de uma importante etapa não só da formação profissional, mas também da vida de cada um de vocês, estimados especialistas”, declarou Luciane, que citou ainda “a educação dos sentidos”, do educador Rubem Alves, que afirmava que os corpos das pessoas carregam duas caixas: uma “caixa de ferramentas”, na mão direita, a mão da destreza e do trabalho; e uma “caixa de brinquedos”, na mão esquerda, no lado do coração. “Temos a convicção de que os especialistas que hoje findam esse processo formativo possuem as caixas necessárias para qualificar ainda mais os processos de gestão no ensino público municipal de Soledade”, afirmou a coordenadora do curso.

Também participaram da mesa da solenidade de encerramento da especialização o prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo, o diretor do Campus de Soledade da UPF, professor Me.  Idioney Oliveira Vieira, a secretária de Educação de Soledade, professora Ádria Brum de Azambuja, e o presidente do Conselho Municipal de Educação de Soledade, Cleonice Simarosti.

Um pouco sobre o curso
O curso emergiu do processo de assessoria pedagógica aos professores do sistema municipal de ensino de Soledade realizado por intermédio do Centro Regional de Educação (CRE) com o apoio do Grupo de Pesquisa e Extensão Políticas e Gestão da Educação da Faed, iniciado em 2014.  

A partir da demanda apresentada e do desejo do poder público municipal, associado à política de formação continuada do sistema municipal de ensino de soledade, o convênio foi firmado com apoio financeiro de 50% do valor das mensalidades, por parte da prefeitura municipal para professores efetivos da rede municipal de ensino.

Com esta perspectiva e as contribuições da proposta pedagógica do curso as aulas iniciaram com 17 alunos e com um corpo docente envolvendo cinco professores mestres e oito professores doutores, no dia 06 de maio de 2016 e encerraram com 15 alunos no dia 30 de outubro de 2017.