Especialização em Políticas e Gestão da Educação - 4ª ed. Especialização em Políticas e Gestão da Educação - 4ª ed.

O curso de especialização em Políticas e Gestão da Educação teve sua primeira edição no ano de 2012, Campus de Lagoa Vermelha; a segunda edição em 2014, no Campus Passo Fundo e a terceira edição em 2016, no Campus Soledade. A abordagem do curso está ancorada na perspectiva da educação como prática social constitutiva e constituinte e como processo de socialização da cultura, historicamente produzida pelo homem e a escola como espaço privilegiado de produção e apropriação do saber.

As políticas e a gestão da educação e, especialmente, da educação básica, se explicam na relação com o contexto histórico, cultural e social, com as decisões político-pedagógicas e com as necessidades da sociedade e efetivamente implicam a qualidade educativa. Tanto as políticas quanto a gestão, quando mobilizadas e orientadas por processos democráticos, asseguram legitimidade, sentimento de pertença dos sujeitos e formação cidadã. A contextualização, a problematização, a investigação, a relação teoria/prática, o diálogo e o registro, entrelaçados, constituirão a identidade metodológica do curso.

O campo das políticas e da gestão da educação é um dos indicadores da qualidade educativa e apresenta várias inquietações e desafios que suscitam estudos e pesquisas. A proposta do curso objetiva proporcionar aos participantes formação teórica, prática e técnica e contribuir para a formação do especialista pesquisador nessa área do conhecimento.

Objetivos

  • Analisar a educação na perspectiva do planejamento, da gestão e das políticas públicas.
  • Compreender e articular as proposições políticas, frente às responsabilidades das instituições educacionais.
  • Compatibilizar as inovações tecnológicas na perspectiva da qualificação do processo da aprendizagem e da formação dos educandos.
  • Investigar e analisar as políticas educacionais e os processos de gestão escolar.
  • Compreender o trabalho pedagógico como mobilizador das políticas e da gestão da escola.
  • Colaborar no processo formativo do acadêmico, oportunizando-lhe acesso a práticas culturais.
  • Constituir fundamentos teóricos, práticos e técnicos acerca das políticas e da gestão da educação.

Público-alvo

Egressos dos cursos de licenciatura.

Coordenação

Dra. Luciane Spanhol Bordignon
Dra. Eliara Zavieruka Levinski