Extensão

Projetos dos programas

Nome do Programa

Programa Brinquedoteca Universitária: laboratório de aprendizagens lúdicas

Área: Educação

Unidades Relacionadas: Faculdade de Educação - Faed

Cursos Envolvidos: Design de Moda, Pedagogia

Coordenador: Elisabeth Maria Foschiera

A Brinquedoteca Universitária: laboratório de aprendizagens lúdicas é um espaço para desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área da infância, proporcionando espaço aberto e diversificado que congrega crianças, jovens e adultos, docentes e discentes e a comunidade.

Escolas das redes pública e privada de ensino podem fazer o agendamento para participar das atividades desenvolvidas e que incluem docentes e acadêmicos bolsistas, caracterizando este como um espaço específico de aprendizagem. Da mesma forma, o espaço é destinado ao estudo e ao aprofundamento teórico-prático dos acadêmicos em disciplinas correlatas ao objeto do projeto. O horário de funcionamento é tanto diurno quanto noturno, contemplando as demandas apresentadas. 

O objetivo principal do programa é de proporcionar à comunidade interna e externa um espaço dinâmico de ensino, pesquisa e extensão, transversalizado pelo brincar e pela ludicidade, sendo essas potencializadoras do desenvolvimento intelectual, emocional, cultural e social das crianças. Também serve para aprimorar a formação profissional de acadêmicos e como formação continuada do corpo docente. Prevê organização e dinamicidade partilhada entre o Campus I e a estrutura multicampi da UPF, onde estão instaladas ramificações do programa. Este programa está vinculado ao Centro Regional de Educação (CRE).

Integram o programa os seguintes projetos de extensão: 

Brinquedoteca Universitária: campus Carazinho (FAED)
Brinquedoteca Universitária: campus Passo Fundo (FAED)
Espaço lúdico e de atendimento pedagógico a crianças hospitalizadas (FAED)
Brinquedoteca Universitária: campus Lagoa Vermelha (FAED)
Brinquedoteca Universitária: campus Soledade (FAED)

Contato: bethfosch@upf.br