A Faculdade

Apresentação

A Faculdade de Educação (Faed) teve sua origem na Faculdade de Filosofia, criada em 1957 pelo Consórcio Universitário Católico, e, ao longo dos anos de atuação, mudou a realidade da formação de professores e da educação regional por meio da formação de profissionais qualificados, de projetos de integração com a comunidade, da prática da pesquisa e das discussões sobre os processos educativos.

No contexto social e cultural atual, marcado por formas de vida cada vez mais plurais e complexas, orienta-se pela ideia de que a boa formação profissional, competente tecnicamente e comprometida socialmente, depende da formação múltipla de todos os sujeitos educacionais, em suas capacidades diversas e nas mais diferentes direções. A Faed aposta, desse modo, como formação de planejamento, condução e avaliação dos processos pedagógicos, na forma democrática de gestão, alicerçada no diálogo e na participação, tomando-os como modo genuinamente humano, ético e político de enfrentamento dos problemas e desafios que se colocam ao cotidiano institucional e social.    

Além dos cursos de graduação, a unidade possui o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), com mestrado e doutorado, e cursos de especialização. As ações da Faed são balizadas por uma proposta orientada para a formação de profissionais capazes de compreender a realidade e operar nela a partir de uma perspectiva transformadora, o que justifica o caráter interdisciplinar que atravessa a constituição dessa unidade acadêmica, bem como das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica daí decorrentes.

Os projetos de extensão conduzidos pela Faed expressam o compromisso da unidade com o desenvolvimento da comunidade regional quanto à formação de professores e profissionais da educação; às dimensões socioassistencial, ambiental e tecnológica e quanto à infância e à cultura da paz. Os projetos e as ações extensionistas constituem-se em verdadeiros laboratórios, que envolvem professores e estudantes dos diferentes cursos, os quais trabalham de forma dialogada com outras áreas do conhecimento existentes na Universidade.

A investigação de questões educacionais e os desafios da formação profissional é atividade que constitui uma das bases da formação dos diversos cursos da Faed.  A pesquisa que é desenvolvida articula-se com o ensino e a extensão e tem a finalidade de formar profissionais capazes de perceberem criticamente a realidade em que atuam e que saibam encontrar, através da pesquisa, alternativas de ação diante dos problemas que emergem no seu campo de atuação.