Notícias UPF

UPF promove o IV Congresso Internacional de Estudos do Envelhecimento Humano

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Com o tema “Envelhecimento, diversidade e longevidade”, o IV Congresso Internacional de Estudos do Envelhecimento Humano ocorre no Centro de Eventos, Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF), de 25 a 27 de abril. O evento é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (PPGEH/Feff) e abre inscrições a partir do dia 20 de janeiro, pelo site www.cieeh.upf.br.

De acordo com os organizadores do evento, o envelhecimento populacional traz uma série de desafios para a sociedade e demanda cada vez mais estudos que possam subsidiar políticas públicas e novas práticas cotidianas para que seja possível projetar, para um futuro próximo, um envelhecimento com qualidade de vida. Em termos de Brasil, as projeções demográficas apontam para um crescimento elevado do contingente de idosos: serão milhões de brasileiros vivendo mais tempo. Por outro lado, a certeza da continuação nos ganhos em anos vividos é acompanhada por uma incerteza das condições de vida e saúde que experimentarão os cidadãos longevos. O processo de envelhecimento exige que, entre os cuidados e a proteção à pessoa idosa, sejam inseridos os relacionados aos cuidados com a saúde, com as condições psicológicas e emocionais, com a inserção social, cultural e tecnológica do idoso. 

Nesse contexto, o Congresso Internacional de Estudos do Envelhecimento Humano (CIEEH 2018) objetiva estimular discussões sobre os aspectos biológicos, psicológicos, sociais e políticos do envelhecimento humano, pressupondo os desafios que esse processo coloca na agenda das políticas públicas brasileiras e ainda uma posição permanente e autocrítica sobre a inserção multidisciplinar. 

A programação contará com conferências, mesas redondas, painéis e apresentação de trabalhos na forma de poster.

Datas importantes
Período de submissão de trabalhos: 2 de fevereiro de 2018 a 9 de março de 2018.
Data limite para submissão de resumos: 9 de março de 2018.
Notificação de aceitação: 25 de março de 2018.
Recebimento do pôster digital: 5 de abril de 2018.