Extensão

Projetos dos programas

Nome do Programa

Atuação fisioterapêutica em deficientes visuais

Área: Saúde

Unidades Relacionadas: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF

Cursos Envolvidos: Fisioterapia

Coordenador: Sheila Gemelli de Oliveira

O projeto funciona a partir de uma parceria entre a Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (Feff/UPF) e a Associação Passo-fundense de Cegos (Apace) e foi criado com o objetivo de ampliar as possibilidades do cidadão com deficiência visual, tornando-o cada vez mais independente e autoconhecedor de sua imagem corporal, melhorando, dessa forma, sua qualidade de vida.

As atividades de reabilitação são desenvolvidas pelos acadêmicos do oitavo nível do curso de Fisioterapia e, dentre os benefícios apresentados, estão a melhora da mobilidade, da força muscular, do equilíbrio estático e dinâmico, da postura, da orientação espacial e da marcha e o alívio da dor nos casos em que ocorre apresentação.

Para participar, os pacientes são encaminhados pela Apace e passam por uma avaliação funcional, após a qual são elaborados as metas e o plano de tratamento baseados nos déficits funcionais apresentados pelo paciente. Os atendimentos são realizados uma vez por semana e têm duração de uma hora.

Este projeto está vinculado ao Centro Universitário de Saúde Coletiva (Ceusc).

Contato: sgol@upf.br