Notícias UPF

Ações extensionistas permeiam trabalho da Feff/UPF

  • Por: Assessoria de Imprensa

Faculdade de Educação Física e Fisioterapia tem como diferencial a realização de projetos junto à população que contribuem com a formação acadêmica dos alunos


A Universidade de Passo Fundo completa, em 2018, 50 anos. Entre as 12 unidades acadêmicas que fazem parte da Instituição, a Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) se destaca por, além de oferecer cursos de graduação e de pós-graduação, desenvolver atividades de extensão capazes de beneficiar tanto os acadêmicos quanto a sociedade.

Criada em 1970, a faculdade de Educação Física da UPF foi a segunda a ser fundada no Rio Grande do Sul. Atualmente, o prédio principal da unidade acadêmica tem mais de 3,7 mil m² que abrigam as salas de aula e os laboratórios dos cursos de Educação Física e Fisioterapia. Além disso, o espaço conta com ginásio poliesportivo, pista de atletismo e campo de futebol onde são realizadas as mais diversas práticas profissionais.

Um olhar para a comunidade
A extensão comunitária se faz presente na Feff/UPF por meio dos vários projetos que oportunizam aos alunos o conhecimento de diferentes áreas de atuação. São eles: projetos “Atleta do futuro”, “Dança sobre rodas e próteses: exercício físico, reabilitação e prazer”, “Polo regional de desenvolvimento de esporte e lazer”, “Atividades aquáticas para pessoas com transtorno do espectro autista”, “Atuação fisioterapêutica em deficientes visuais”, “Educação inclusiva equoterapêutica” e “Atletas em evidência: organizações e arbitragens de competições de atletismo para a comunidade”.

Outras ações realizadas pela unidade referem-se ao envolvimento na avaliação e na  recuperação de atletas dos clubes de futebol de Passo Fundo, bem como de esportistas de diferentes modalidades, dentre os quais muitos contam com o apoio da UPF. Ainda, na Clínica de Fisioterapia, são prestados atendimentos à população.

Especializações e Mestrado
Atenta ao mercado de trabalho, a Feff também dispõe de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, com o propósito de qualificar os profissionais. As especializações em Fisioterapia Cardiorrespiratória e em Fisioterapia Traumato-Ortopédica: ênfase em terapias manuais, por exemplo, estão com inscrições abertas. Saiba mais acessando o site www.upf.br/ensino#lato-sensu.

Por sua vez, o Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (PPGEH), constituído do curso de Mestrado em Envelhecimento Humano, visa formar pesquisadores, docentes e profissionais para atender às demandas biológicas, psicossociais, educacionais e de inovação tecnológica, contribuindo para a produção e a socialização de conhecimentos de natureza interdisciplinar e multidimensional do envelhecimento humano. O Programa possui como área de concentração “Envelhecimento humano, saúde e sociedade”, a qual busca justificar os processos de envelhecer, viver e ser saudável a partir de um enfoque biopsicossocial e  de uma dimensão educativa do cuidado a pessoas, famílias e grupos.

Mais informações sobre a Faculdade de Educação Física e Fisioterapia podem ser encontradas em www.upf.br/feff.