Laboratório de Cereais

O Laboratório de Cereais avalia a qualidade de grãos e farinhas de trigo, aveia e milho, e desenvolve trabalhos de pesquisa. O Laboratório está credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para determinação da classe de trigo.

A definição de classe permite predizer a utilização adequada da matéria-prima analisada. Desde 9 de julho de 2014 o credenciamento, através da portaria nº 113, publicada no Diário Oficial, habilita o laboratório a realizar ensaios para fins de controle de qualidade para trigo e emissão de relatórios técnicos de análise.

Ensaios realizados no Laboratório de Cereais: alveografia, amidos danificado, atividade de água, capacidade e retenção de solventes (CRS), cor de farinhas, farinografia, glúten úmido, seco e índice de glúten, granulometria, moagem experimental, número de queda, peso hectolitro, teste de panificação, teste de sedimentação (SDS),  umidade e viscosidade em aparelho RVA.

Junto ao laboratório também funciona uma padaria experimental, onde são realizados os testes experimentais de panificação, bolos, massas e biscoitos.

Público-alvo: produtores de grãos, cerealistas, cooperativas, moinhos, fabricantes de produtos de panificação, massas e biscoitos, instituições de ensino e pesquisa.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h45min às 11h45min e das 13h30min às 17h30min

Local: Cepa - UPF Campus I – BR 285, bairro São José
Telefone: (54) 3316-8190
E-mail: cepa@upf.br
Para mais informações acesse http://www.upf.br/cepa

 

Público-alvo: produtores e comunidade em geral

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h45min às 11h45min e das 13h30min às 17h30min

Local: CEPA - UPF Campus I – BR 285, bairro São José 

Telefone: (54) 3316-8190 

E-mail: cepa@upf.br