Notícias UPF

PPGAgro seleciona alunos para o mestrado e o doutorado

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação/UPF

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro) da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (FAMV/UPF) realizou nesta segunda-feira, dia 4 de dezembro, a prova escrita do processo seletivo para ingresso nos cursos de mestrado e de doutorado no PPGAgro. Cerca de 55 candidatos realizaram a prova, concorrendo às vagas disponibilizadas pelo programa, entre eles, engenheiros agrônomos, engenheiros de alimentos, zootecnistas e biólogos.

O processo seletivo ocorrerá em três etapas. A primeira delas consiste em provas de interpretação de texto em língua inglesa e de interpretação e redação de resultados de pesquisa vinculados à área agronômica. A prova de inglês tem como objetivo verificar a capacidade do candidato em ler e interpretar um texto na língua inglesa. A prova de interpretação e de redação de resultados de pesquisa tem como objetivo avaliar a capacidade do candidato em compreender e interpretar os dados numéricos contidos em tabelas e/ou figuras, com posterior descrição dos resultados.

A segunda etapa terá entrevista com docente permanente do PPGAgro e a terceira uma avaliação do Currículo Lattes e do histórico escolar do curso de graduação (para candidatos ao mestrado ou ao doutorado) e de mestrado (para candidatos ao doutorado).

O PPGAgro
Vinculado à Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, o Programa foi o primeiro em nível stricto sensu da UPF. O objetivo do Programa volta-se à formação qualificada de recursos humanos para o mercado acadêmico e não acadêmico, com vistas ao estímulo ao desenvolvimento da pesquisa científica, da tecnologia e da inovação na área de Agronomia. As atividades de pesquisa científica e as relacionadas aos planos das disciplinas são permeadas por práticas educativas, promotoras da construção e da reconstrução do conhecimento. 

O PPGAgro destaca-se pela forte inserção social na região Sul do Brasil, e pela expansão constante das parcerias internacionais por meio de intercâmbio docente e discente e de realização de pesquisas em parceria com intuições nacionais e estrangeiras. Mais informações sobre o Programa estão disponíveis em upf.br/ppgagro.