Extensão

Projetos dos programas

Nome do Programa

Programa de controle e erradicação do Mormo em Passo Fundo e região

Área: Saúde

Unidades Relacionadas: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - FAMV

Cursos Envolvidos: Medicina Veterinária

Coordenador: Joao Ignácio Do Canto

O Programa de controle e erradicação do Mormo em Passo Fundo e região tem como objetivo executar ações de extensão para fins de diagnóstico, controle e erradicação do Mormo equino. O mormo é uma doença infectocontagiosa de equinos que pode ser transmitida ao homem e que tem distribuição mundial.

O projeto de extensão prevê a realização de eventos para divulgação do conhecimento acerca do controle do mormo equino, além de estabelecer parcerias e convênios com diferentes instituições e segmentos vinculados à cadeia produtiva equina; promover o desenvolvimento da estrutura de diagnóstico necessária para a identificação e o controle da enfermidade, junto à UPF e a instituições conveniadas; e estabelecer parcerias com outros estados e países que venham a colaborar com a controle da enfermidade no estado.

No Rio Grande do Sul, os primeiros casos foram registrados no primeiro semestre de 2015, com confirmação da doença pelos exames realizados pelo setor competente da defesa sanitária animal do estado, conforme orientação do Ministério da Agricultura (Instrução Normativa nº24 de 2004). Atualmente, o Mormo representa um problema de saúde equina e de saúde pública importante, que tem ocasionado uma série de transtornos que variam de prejuízos econômicos, sociais e culturais, culminando com a suspenção de eventos hípicos, feiras e do desfile na semana Farroupilha em vários municípios do Rio Grande do Sul.

Este projeto está vinculado ao Centro Universitário de Saúde Coletiva (Ceusc).

Contato: jicanto@upf.br