Extensão

Projetos dos programas

Nome do Programa

Educação em saúde: o médico-veterinário e o controle das zoonoses

Área: Saúde

Unidades Relacionadas: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - FAMV

Cursos Envolvidos: Medicina Veterinária

Coordenador: Leonardo Porto Alves

Por meio do projeto Educação em saúde: o médico veterinário e o controle de zoonoses, são levadas informações técnicas – através de palestras – acerca das zoonoses, bem como são avaliados,  a partir da aplicação de questionários, o conhecimento sobre esse assunto, antes e após as palestras, entre professores e alunos das séries iniciais do ensino fundamental de escolas municipais de Passo Fundo.

As zoonoses são consideradas um sério problema de saúde pública, pois representam 75% das doenças infecciosas emergentes no mundo. Estudos demonstram que 60% dos patógenos humanos são zoonóticos e que 80% dos patógenos animais têm múltiplos hospedeiros.

A transmissão das zoonoses para o homem geralmente ocorre de forma direta pelo contato com animais infectados, e indiretamente, pela ingestão de animais ou água contaminada. A participação de vetores e a interação com o ambiente também pode ocorrer. Por essa razão, alimentos de origem animal, como carne, leite e derivados, ovos e mel, têm séria importância nesse cenário.

Este projeto está vinculado ao Centro Universitário de Saúde Coletiva (Ceusc).

Contato: alveslp@upf.br