Extensão

Projetos dos programas

Nome do Programa

Projeto RPPN UPF: área protegida educadora

Área: Meio Ambiente

Unidades Relacionadas: Instituto de Ciências Biológicas - ICB

Cursos Envolvidos: Ciências Biológicas, Agronomia , Ciências Biológicas

Coordenador: Jaime Martinez

A proteção de áreas naturais tem se mostrado uma das mais eficientes estratégias para a conservação da diversidade biológica. Entre as áreas naturais protegidas, destacam-se as unidades de conservação, bem caracterizadas e contextualizadas pela Lei Federal 9.985 (julho de 2000). A recente criação da unidade de conservação, na categoria Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), pela Fundação Universidade de Passo Fundo, conforme publicação no D.O.U de 31 de agosto de 2016, é um exemplo efetivo da participação de pessoas jurídicas na missão da conservação da natureza.

A Fundação Universidade de Passo Fundo e UPF, demonstrando na prática sua responsabilidade social/ambiental, transformou áreas já sob seu domínio, uma área de 32,21 ha junto ao CEPAGRO (áreas de encostas, áreas de floresta ciliar e outras, naturalmente já enquadradas como áreas de preservação permanente e reserva legal) em uma área natural protegida em caráter de perpetuidade, como normatiza a legislação para as RPPNs.

Agora criada, torna-se necessário planejar e executar as atividades para que todas as funções da RPPN sejam alcançadas, enquanto unidade de conservação, sempre harmonizando com sua principal missão que é a conservação da natureza. o que será obtido pela realização de um diagnóstico ambiental da área, e de seu Plano de Manejo. Assim, propõem-se um projeto para Implementar um programa educativo para a RPPN UPF e áreas do CEPAGRO, com base nos recursos naturais da área protegida e nos recursos da produção agropecuária do centro de pesquisas, promovendo a interação e extensão dos conhecimentos que geram e abrigam para a comunidade acadêmica da UPF e comunidade regional.

Este projeto visa implementar um programa educativo para a RPPN UPF e áreas do CEPAGRO, com base nos recursos naturais da área protegida e nos recursos da produção agropecuária do centro de pesquisas, promovendo a interação e extensão dos conhecimentos que geram e abrigam para a comunidade acadêmica da UPF e comunidade regional.

Contato: martinez@upf.br