Extensão

Projetos dos programas

Nome do Programa

Ponto de cinema - Cineclube UPF

Área: Cultura e Comunicação

Unidades Relacionadas: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC

Cursos Envolvidos: Jornalismo

Coordenador: Nadja Maria Hartmann

Esse projeto objetiva impulsionar o alcance à cultura audiovisual e a promoção do conhecimento artístico através da criação de um Cineclube que permita a interdisciplinaridade na discussão de seus temas, aproximando a Universidade e a comunidade em geral, por meio do cinema,  a partir do diálogo entre diferentes áreas do conhecimento e suas amplas abordagens. Também proporciona a necessária indissociabilidade entre  extensão, pesquisa e ensino, servindo como apoio direto a atividades de pesquisa na área e a atividades vinculadas às disciplinas dos cursos de comunicação, formando um núcleo de discussão e construção do conhecimento na comunidade acadêmica e externa.                                             

O Cineclub constitui-se como base para uma série de projetos ligando a discussão e a produção audiovisual no meio acadêmico com as escolas do município. As atividades são desenvolvidas a partir da realização de ciclos e mostras temáticas relacionadas a diferentes correntes do conhecimento presentes na Universidade, bem como concernentes a  temas de interesse da comunidade. Além disso, são promovidos   cursos abertos à comunidade em geral e são apoiadas  atividades da área exercidas em instituições que demandem auxílio, como escolas da rede pública ou particular.

O uso do cinema como ferramenta de ensino auxilia na mobilização da expressão e da comunicação pessoal, intensifica as relações dos indivíduos tanto com seu mundo interior quanto com o exterior e auxilia na compreensão da diversidade de valores que orientam os modos de pensar e agir na sociedade. Assim, o projeto Cineclube UPF reforça a importância do cinema  para a disseminação cultural e a discussão temática, indo ao encontro do que dispôs o Ministério da Cultura quando estabeleceu  como uma das metas de seu Plano Nacional de Cultura a instalação de cineclubes em 37% dos municípios brasileiros. No entanto, além do projeto da Universidade de Passo Fundo, essa prática não é percebida em nenhuma das instituições de ensino superior da região Norte do estado ou mesmo do município de Passo Fundo, o que reforça o caráter diferencial e significativo do projeto.

Este projeto está vinculado ao Centro de Cultura e Comunicação.

Contato: nhartmann@upf.br