Extensão

Projetos dos programas

Nome do Programa

Projeto Projur Mulher: prestação jurídica a mulheres em situação de violência doméstica e familiar

Área: Direitos Humanos e Justiça

Unidades Relacionadas: Faculdade de Direito - FD

Cursos Envolvidos: Artes Visuais, Direito

Coordenador: Josiane Petry

O projeto foi construído para atender os conflitos oriundos das questões gênero, mais especificamente mulheres e filhos oprimidos e em situação de violência abrigadas na Casa de Apoio à mulheres vítimas de violência mantida pela Prefeitura Municipal. 

A atividade foi institucionalizada em agosto de 2004 na Universidade de Passo Fundo, pois as mulheres passavam pela vitimização secundária, uma vez que não possuíam orientação e nem acompanhamento jurídico processual, somando o cenário de desamparo ao de violência doméstica. 

No decorrer das atividades foram associadas ao projeto original a Arteterapia e o Projur mulher cidadã, no intuito de fazer florescer a autoestima e fornecer conhecimento de direitos mínimos para a emancipação feminina. Assim, as vivências, consultas e informações são prestadas, pela professora e bolsistas, na Casa de Apoio, a qual é mantida em local sigiloso para maior segurança das mulheres e filhos e também na comunidade passofundense. Como a Casa de Apoio é local de passagem o acompanhamento e orientação jurídicos permanecem a disposição das mulheres e familiares no Campus III da UPF, localizado na Av. Brasil Oeste 743, situação que também ocorrerá no campus de Soledade e Sarandi. 

Afora isso, para o enfrentamento da complexidade da violência doméstica O Projur se desloca às comunidades de Passo Fundo e demais municípios como Casca, Lagoa Vermelha, Constantina, Pantano Grande e a locais públicos, como praças e avenidas a fim de facilitar o acesso á informação e interagir com um público cada vez maior e portanto com maior capacidade de multiplicação da informação e sensibilização a respeito dos direitos humanos e fundamentais. 

Contato: jfaria@upf.br