A Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) tem origem no Instituto de Belas Artes, uma das instituições que ajudou a formar a Universidade. Por esse motivo, mantém cursos com mais de meio século de tradição, mas com a preocupação constante em acompanhar as mudanças da sociedade. Recentemente, os currículos da maior parte dos cursos foram reformulados para acompanhar a modernidade no campo da comunicação e da cultura.

A unidade propõe uma sólida formação humanista e técnica, embasada nos conteúdos curriculares e em práticas acadêmicas desenvolvidas em projetos de extensão comunitária e nos núcleos experimentais de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. A estrutura atual conta com diferentes laboratórios, entre eles os de Rádio, Vídeo, Fotografia e Percussão.

Com a preocupação constante no fomento à cultura, a FAC disponibiliza à comunidade o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), que tanto realiza exposições na sua sede quanto desenvolve atividades itinerantes, além de oficinas de arte incluindo diferentes públicos.