Jornada

Seminários discutem pesquisa, leitura, literatura e linguagem

06/10/2017

15:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Leonardo Andreoli

Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura, Literatura e Linguagens: novas topografias e Seminário de Literatura Gaúcha integram programação da 16ª Jornada Nacional de Literatura

O  Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura, Literatura e Linguagens: novas topografias e o Seminário de Literatura Gaúcha encerraram a programação na sexta-feira 6/10. Ambos os eventos integraram a programação da 16ª Jornada Nacional de Literatura e reuniram profissionais e pesquisadores de diversos lugares e instituições.

O Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura, Literatura e Linguagens: novas topografias discutiu “Leitura e literatura: memória, discurso, manuscritos e percurso de criação” no primeiro dia; “Leitura, literatura, linguagens e ensino”, no segundo; e “Leitura, literatura e linguagens: novas topografias textuais”, na última tarde.

Entre os participantes do Seminário Internacional, estiveram os professores Dra. Fernanda Mussalim (Universidade Federal de Uberlândia) e Dr. Philippe Willemart (USP), sob a mediação do coordenador do Seminário, Dr. Ernani Cesar de Freitas (UPF); Dra. Angela Paiva Dionísio (UFPE); Me. Cecília Bajour (Universidade Nacional de San Martin – Argentina); Dr. Rildo Cosson (Cefor/ Brasília); Dr. Alckmar Luiz dos Santos (UFSC); Dra. Ana Elisa Ferreira Ribeiro (Cefet – MG);  Dr. Rui Torres (Universidade Fernando Pessoa – Porto/Portugal) e Me. Renata Loureiro Frade (Uerj). Alguns dos convidados participaram por videoconferência, realizada com apoio da UPF Virtual.

O último dia do Seminário de Literatura Gaúcha – Cena contemporânea trouxe para o debate o “Jornalismo literário”. A programação contou com a participação dos escritores Rafael Guimarães, Marcello Campos, Airton Ortiz e Luis Dill. Entre os temas abordados, estiveram jornalismo literário, o jornalista literário escritor e os desafios da atualidade, além do jornalismo de aventura.

Cada autor apresentou seus trabalhos e, logo após, o público presente pôde trocar experiências e debater os temas, ressaltando pontos de equilíbrio entre a prática jornalística e a literatura e os desafios para que ambos cumpram o seu papel formador, transformador e informador.

A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios do Banrisul, da Corsan, da Ambev, da Companhia Zaffari & Bourbon,  da Ipiranga, da Panvel, da SulGás, da Triway e da TechDEC; com o apoio cultural da BSBIOS, do Sesi e da Coleurb; patrocínio promocional da Capes, da Fapergs, da Italac e da Oniz; com a parceria cultural do Sesc; financiamento do Governo do Estado – Secretaria da Cultura – Pró-cultura RS LIC e realização do Ministério da Cultura.