Jornada

Projetos literários estimulam a leitura entre pacientes e acompanhantes no HC

22/11/2017

17:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natieli Batistela/Hospital da Cidade

Os projetos de incentivo à leitura que promoveram ações no Hospital da Cidade (HC) ao longo do ano foram homenageados pela direção da instituição na última terça-feira, dia 21 de novembro. Na oportunidade, o projeto “Saúde Jornalizada: a arte literária no HC”, promovido pela Jornada Nacional de Literatura e pela Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com o Hospital da Cidade, por meio do Núcleo de Apoio ao Paciente Onco-Hematológico, foi reconhecido. 

A Jornada Nacional de Literatura, por intermédio do Projeto Saúde Jornalizada, aproximou os pacientes onco-hematológicos no HC das obras dos autores convidados à Jornada e à Jornadinha e autores homenageados. “O Projeto Saúde Jornalizada vai continuar no ano que vem de uma maneira metodologicamente mais aprofundada. Pretendemos fazer um trabalho mensal e que vai envolver outras unidades da UPF. É de nosso máximo interesse continuar essa relação”, salientou o professor Miguel Rettenmaier, um dos coordenadores da Jornada.

O presidente do Conselho Administrativo HC/HPBM, Paulo Adil Ferenci, agradeceu a atuação e a contribuição dos projetos. Além do “Saúde Jornalizada”, o projeto “Amigo do Livro”, da 31ª Feira do Livro de Passo Fundo, também recebeu o agradecimento. O HC foi homenageado pelo Amigo do Livro e recebeu as doações e obras arrecadadas durante a 31ª Feira do Livro de Passo Fundo. Pacientes e acompanhantes terão acesso aos livros doados pela comunidade para leitura durante o período de internação hospitalar.