Jornada

Obra de Suassuna inspira arte do painel do palco da Jornada

06/10/2017

08:57

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Arte foi criada pelo Núcleo Experimental de Publicidade e Propaganda da UPF

O circo, marca registrada das Jornadas Literárias, o livro e a literatura de cordel estão idealizados no painel de fundo do Espaço Suassuna, no Palco da Compadecida. O trabalho reflete a cultura popular e o clima da 16ª Jornada Nacional da Literatura. O painel faz parte de toda uma programação visual que o Núcleo Experimental de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (Nexpp/FAC/UPF) criou.

O Núcleo realizou cerca de 80 peças, entre logomarca, folder, front light, painel de fundo, personagens da Jornadinha, adesivagem de ônibus, mapa, livreto, triedos, Drummond para fotografar, adesivagem de vidros, cartazes para as leituras boêmias, crachás, identificação geral dos eventos nas tendas e lona principal, bus door, anúncios de jornal e revista (7 edições) mochilas da Jornadinha e camisetas, além de vários materiais para web, como layout para o aplicativo da Jornada. “A ideia criativa diz respeito ao circo, que é de onde originou o processo estrutural da Jornada, mas também revela folhas de livro abrindo. As cores remetem à diversidade e ao complexo de linguagens que a Jornada proporciona”, comenta a coordenadora do Nexpp, professora Maria Goreti Betencourt.

O painel de fundo tem inspiração na obra de Suassuna, que se traduz na literatura de cordel, o que identifica claramente a obra do autor. Os personagens das tendas Yara, Malazarte, Negrinho do Pastoreio e Curupira, do Espaço Lendas Brasileiras - Clarice Lispector, remetem ao imaginário folclórico do Brasil com personagens clássicos da literatura nacional, como Saci, Pedro Malazarte, Yara, Negrinho do Pastoreio e Curupira. “Todo esse material vem sendo produzido desde julho, porém, o processo criativo vem desde o ano passado. É importante salientar que a liberdade criativa que o Nexpp teve foi proporcionada pela coordenação da Jornada, que estimulou e avalizou as propostas do Núcleo”, destacou Goreti.

O trabalho foi realizado pelo Nexpp, mas capitaneado pelo professor Luiz Hoffmann, pelos funcionários Elton John Sander, Guilherme Borges Chedid e Helisa Frandoloso.