Jornada

Leitura em múltiplas linguagens

22/03/2017

15:29

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/Jornadas Literárias

8ª Jornadinha Nacional de Literatura propõe a crianças e adolescentes uma leitura ampliada e um contato maior com os autores

Um dos principais objetivos das Jornadas Literárias é formar leitores. E é na infância que esse processo começa. É por isso que, junto com a 16ª Jornada Nacional de Literatura, que acontece entre os dias 2 e 6 de outubro, existe um espaço reservado ao público infantil e juvenil. Neste ano, a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura deve reunir 20 mil participantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que, durante os turnos da manhã e da tarde, conversarão com os escritores e participarão de diversas atividades em espaços pensados para eles. 

Entre as novidades deste ano, está a temática das lonas onde acontece a Jornadinha. O espaço será uma homenagem à escritora Clarice Lispector e cada lona receberá o nome de uma personagem de lendas brasileiras transcritas pela escritora na obra Como nasceram as estrelas, de 1987. Assim, ao longo dos dias de Jornadinha, crianças e adolescentes vão se revezar entre a Tenda Yara, a Tenda Malazarte, a Tenda  Negrinho do Pastoreio e a Tenda Curupira. O principal objetivo é que todos tenham contato com os autores que conheceram durante a leitura das obras na Pré-Jornadinha. 

A programação da 8ª edição da Jornadinha prevê a participação de autores premiados como Daniel Kondo, Lúcia Hiratsuka e Jean-Claude Alphen, além de nomes como Edson Gabriel Garcia, Heloísa Prieto e do angolano Ondjaki. De acordo com a coordenadora da Jornada, Fabiane Verardi Burlamaque, a escolha dos autores levou em consideração questões como gênero e temáticas das obras que interessariam o público da Jornadinha. “Em função disso, estamos trabalhando com sagas, aventuras, histórias de amor, com obras em que o autor é também o ilustrador, pois está aliada à nossa proposta de que a leitura não se restringe às palavras. Precisamos ressaltar a necessidade e a importância da formação, desde cedo, de leitores de imagens”, lembrou.

Para ela, o principal objetivo da Jornadinha é formar leitores e plateias propondo uma leitura ampliada, não apenas do texto literário, mas também em distintos suportes e contextos. “O contato com diferentes manifestações artísticas, como literatura, teatro, exposições, música, dança, entre outras que estão sendo propostas, além de ampliar o repertório de linguagem e de cultura, possibilita experienciar novas realidades e, também, para a construção de si mesmo”, ressaltou.  

As Jornadas Literárias são realizadas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. A 16ª edição, conta com os patrocínios do Banrisul, da Corsan, da Companhia Zaffari e do Bourbon e com o apoio do Ministério da Cultura, além da parceria cultural do Sesc, dentre outras empresas e órgãos. Informações sobre a programação completa podem ser obtidas no portal www.upf.br/16jornada, pelo e-mail jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8368.

Pré-Jornadinha
A Pré-Jornadinha é o período que antecede a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura em que os alunos participantes têm a oportunidade de ler e discutir as obras dos autores convidados. As atividades da Pré-Jornadinha acontecem em dois momentos: um marcado pelo contato dos leitores com a obra, oportunidade em que se realiza a leitura individual, e outro caracterizado pelo encontro entre diferentes leitores, quando as práticas são socializadas para que todas as formas de cultura sejam contempladas pelas trocas de experiências e valores.
Os encontros contam com a participação de professores da UPF, da Prefeitura de Passo Fundo, da 7ª Coordenadoria de Educação do estado do Rio Grande do Sul e da rede particular de ensino, que atuarão como mediadores do conhecimento, auxiliando no desenvolvimento das atividades propostas no material de apoio oferecido pelo curso de Letras, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e pelo Curso de Pedagogia da UPF.

Inscrições
Serão disponibilizadas vinte mil inscrições para a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura. As inscrições devem ser feitas no site da Jornada (www.upf.br/16jornada), a partir do dia 15 de maio de 2017, e se estendem até o preenchimento das vagas.