Jornada

Agentes de leitura participarão de encontro com o vencedor do Prêmio Sesc de Literatura

12/03/2018

16:58

Por: Assessoria de Imprensa

Passo Fundo receberá, no dia 23 de março, o escritor João Meirelles Filho, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura de 2017, na categoria contos. A Jornada Nacional de Literatura da Universidade de Passo Fundo (UPF) e o Sesc promovem um encontro entre o autor e os agentes de leitura da Jornada e também com a comunidade em geral. Será às 14h, no Sesc Passo Fundo, localizado na Avenida Brasil, 30.

Meirelles é autor da obra “O abridor de letras”, que lhe rendeu o Prêmio Sesc de Literatura em 2017. Durante o encontro em Passo Fundo, Meirelles Filho falará sobre o tema “O abridor de letras: palavras, saberes e comunidade”. O autor é ativista ambiental e empreendedor social. Nos últimos vinte anos, trabalha no Instituto Peabiru, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) que atua no campo dos direitos sociais e ambientais. Nascido em São Paulo, dedica sua vida à Amazônia e, em especial, a Belém, no Pará, onde reside.

Os agentes de leitura são professores voluntários, responsáveis pela mobilização e pelo planejamento da leitura das obras em cada escola durante as ações da Pré-Jornada e da Pré-Jornadinha. De acordo com os coordenadores das Jornadas Literárias, professores Fabiane Verardi Burlamaque e Miguel Rettenmaier, os agentes possibilitaram a adesão maciça de alunos, pais, professores, educadores, em um processo que fez dos jovens leitores e dos formadores de leitores protagonistas no projeto de promoção da arte e da literatura, em um coletivo consciente e cidadão.