Como funciona

MODALIDADE 1. 
PROJETO TRANSVERSAIS: ROTAS LEITORAS

É um aminho de leituras, via aplicativo, o JornadApp, com atualização dos conteúdos nos principais pontos da cidade. O caminhante deve andar pela cidade por caminhos diversos, com informações na rota escolhida, via GPS, pelos pontos turísticos e locais históricos da cidade. 

O aplicativo apresenta um leitor QRcode a ser acionado em 17 pontos pela cidade em parceria com o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau) e com a Divisão de Extensão, a Prefeitura de Passo Fundo. O público-alvo é a comunidade em geral. O JornadaApp foi desenvolvido por Tiago Ambrossi, a partir do conteúdo construído pela Equipe Organizadora das Jornadas. 
 

Após baixar o aplicativo, o caminhante deverá partir da Praça Tamandaré, primeiro ponto das rotas, que em certa altura do caminho se dividem em mais rotas. O Caminhante poderá escolher entre os seguintes trajetos:

Trajetos
M – Rotas dos Monstros e Medos
M1 – Praça Tamandaré
M2 – Teatro Múcio de Castro
M3 –  Bella Cittá Shopping
M4 –  Praça Mal. Floriano
M5 – Rua Independência

Im – Rota das imagens
Im1 – Catedral
Im2 – Bebedouro
Im3 – Gare
Im4 - Rua Independência

H – Rota dos homenageados
H1 – Frente do Clube Comercial
H2 – Praça Antonino Xavier
H3 – Menorah
H4 - Rua Independência

Ig – Rota da Igualdade
Ig1 – Frente do Clube Comercial
Ig2 – Frente ao SESC
Ig4 – Praça Tochetto
Ig5 – Rua Independência

 

Caso você tenha alguma dúvida de como usar o JornadApp, consulte o tutorial:

Lembre-se, para fazer a Pré-Jornada nesta modalidade, você deve entrar na aba Projeto Transversais: Rotas Leitoras.

O que é necessário para fazer o caminho? Além celular, você deve ter lidos as obras correspondentes ao trajeto escolhido. Por exemplo,  a Rotas dos Monstros e Medos, único caminho ao qual corresponde uma narrativa, exige a leitura de algumas obras da noite de sexta-feira – 06/10/2017 – na 16ª Jornada Nacional de Literatura. Para saber mais, consulte a lista da Pré-Jornada e programação.

Veja o início da narrativa: 


As demais rotas são atividades propostas ao caminhante a partir das leituras da Pré-Jornada, mas sem uma narrativa. Dois avisos importantes:
1.    Você precisa seguir a trajetória proposta. Se tentar pular algum QR code, não conseguirá termina o trajeto. 
2.    Cuidado com os “erros”. Se você errar a resposta, ficará no “gelo” algumas horas, tudo para evitar que se consiga “chutar” durante o trajeto.
3.    O caminhante que terminar o trajeto, recebe certificado de Pré-Jornada (20 horas)
Abaixo um infográfico para ajuda no caminho:

 

MODALIDADE 2.  
PRÉ-JORNADA: LEITURAS LIVRES

É uma modalidade paralela ao Projeto Transversais: Rotas Leitoras. Consiste em encontros de leitores antecedendo à Jornada, discutido a obras da Pré-Jornada. A participação é livre, e pode ser constituída por grupos familiares, profissionais, comunitários, entre estudantes, professores, etc. Consulte a lista da Pré-Jornada e programação.

Como fazer Pré-Jornada: leituras livres?

1. Deverá haver três encontros datados documentados (por foto) dos leitores mostrando os integrantes e os livros que estão sendo discutidos. O Leituras Livres não impõe um número definitivo de leituras por integrante do grupo formado para a Pré-Jornada.  Importa que o grupo tenha discutido no mínimo três livros, na metodologia e na distribuição que lhe for a mais adequada. Como estamos pensando em grupos diversificados, não é coerente que exijamos uma mesma conduta de relação com os livros da Pré-Jornada e da Jornada. O grupo faz as escolhas, as divisões de obra e modula a forma de discussão. 

2. É necessário preenchimento do formulário da Pré-Jornada. Nesse formulário há espaço para as fotos do grupo e para um pequeno relato sobre os encontros e as leituras ocorridas em função da Pré-Jornada: leituras livres. Esse formulário deve ser enviado em PDF para o e-mail  prejornada@upf.br  até 10 de outubro de 2017. 

3. Os encontros poderão acontecer em mais de um local, desde que com os mesmos membros. Durante o processo, novos membros poderão ser acrescentados ao grupo, em um envolvimento crescente.

4. Os encontros podem ser ao ar livre, em praças e espaços públicos. Uma sugestão é que o último encontro seja mesmo no Caminho das Artes, ou em um dos locais credenciados do Livros na mesa: leituras boêmias.

5. Após ser avaliado o formulário enviado, a Comissão Organizadora da Jornada autorizará certificados de Pré-Jornada de 20 horas aos componentes do grupo. 
 
Certificado
O certificado de Pré-Jornada de será de 20 horas e poderá ser retirado depois do término do evento.