Home

As Jornadas Literárias de Passo Fundo ocorrem há 36 anos e estão entre as maiores movimentações literárias da América Latina. São promovidas conjuntamente pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo, contribuindo com a ampliação do cenário de leitura na cidade, na região e no estado.

A 16ª Jornada Nacional de Literatura e 8ª Jornadinha Nacional de Literatura acontecem de 2 a 6 de outubro de 2017. Ambos os eventos devem reunir cerca de dois mil adultos e vinte mil crianças.

A preparação para a movimentação literária inclui a Pré-Jornada e a Pré-Jornadinha – realizadas para a leitura prévia das obras dos autores convidados. A programação contempla a Jornada; a Jornadinha; o Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura, Literatura e Linguagens; Feira do Livro; conferências; workshops; shows musicais e espetáculos teatrais, entre outras ações.

No Portal das Linguagens, localizado no Campus I da UPF, serão organizados quatro ambientes que homenagearão os escritores Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Moacyr Scliar.

Nesta edição, o evento dialogará com diferentes espaços do município de Passo Fundo. Essas novas ações resultarão na “Jornalização” da cidade, marcada pela ocupação dos espaços públicos e culturais por meio dos projetos: “Livros na mesa: leituras boêmias”; “Projeto transversais: rotas leitoras” e “Caminho das artes”.
 

Baixe a música tema da 16ª Jornada Nacional de Literatura:

 

Promoção
Temático
Parceiro Cultural
Apoiador Cultural
Realização